Marmelada no futebol brasileiro

Qual a sua preocupação, Ricardinho?
Não tem jeito. Eu admito… admito “dicumforça”. Futebol ainda é um dos meus principais defeitos. E não me refiro à minha prática com a pelota, pois até desenrolo bem como goleiro. Estou falando é de futebol de uma maneira em geral.

Não é preciso nem muita inteligência para ligar os pontos e ter a noção de que os rumos do futebol são definidos pelo grande capital. E achar que este poder é exercido apenas na definição de horários ou na composição da tabela é ingênuo. Não faria sentido para quem ganha dinheiro com futebol arriscar seus lucros.

É vergonhoso o que está sendo feito para manter os times cariocas na chamada elite do futebol brasileiro. O pessoal do sudeste/sul do país costuma desqualificar dizendo que isso é “complexo de inferioridade”. Mas eu chamo para uma simples reflexão: para a Globo e para os patrocinadores do futebol, faz mais sentido ter Sport e Náutico na dita elite ou ter Fluminense e Botafogo? Ora essa. É simples. Não tem segredo. E sendo mais lucrativo a permanência destes na 1ª divisão, por que não um acordo aqui, uma troca de favor alí? Ninguém tá nessa porque o futebol é uma “caixinha de surpresas”. Taí uma expressão muito da mentirosa.

E algo que me chama a atenção é o que vi hoje. Quando o prejudicado eventualmente é um time do sul/sudeste, como foi o palmeiras hoje contra o fluminense, o fato ganha uma notoriedade impressionante.

Mas enfim… um dia eu aprendo. Ainda acredito, e Eduardo Galeano me ajudou nessa reflexão, que o futebol pode trazer coisas boas para o nosso povo. Para além de ser circo. Mas deixo para uma outra postagem. E não tô assim pelo mau momento do Sport. Dá pra encontrar comentários nessa linha até no inicio do ano.

Aproveitando a deixa… é incrível como uma má administração acaba com um clube. Para além do que já somos prejudicados por CBF, globo, juízes, etc, tínhamos tudo para jogar um bom futebol. Mas Silvio Guimarães e Milton Bivar estão colocando o Sport na 2ª divisão com uma folha salarial maior que R$ 1 milhão. E não adianta quando tentam tirar a culpa de Milton afirmando que ele rachou com Sílvio. Ele usou todo seu capital político para colocar este grupo no poder no Sport. E tem que arcar pelos seus erros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This