Desde ontem o senador Roberto Requião, do PMDB-PR, virou polêmica ao retirar o gravador da mão de um suposto jornalista, da rádio Bandeirantes, e só o devolver horas depois.

A partir daí, parte importante da grande imprensa passou a taxar a ação de censura e outras coisas mais. A própria rádio Bandeirantes, pelo que consta, não parou de achincalhar o senador, reproduzindo informações falsas sobre o conteúdo desta suposta entrevista.
Mas não contavam com a divulgação do áudio por ele e, o melhor, na íntegra. Clique Aqui e ouça o áudio ou acesse o sítio do próprio Roberto Requião. Ponto para o senador. 
No final das contas, acho que não foi a melhor medida. Acredito, e ele mesmo afirmou em seu discurso na tribuna do senado hoje, que agiu desta maneira por impulso e que não faria novamente.
De toda forma, eu também não confiaria nem um pouco na edição que seria feita em cima desta entrevista. E aí? Como ficaria depois para provar que foi diferente? Se acontece isso com um senador da república, o quão não acontece o tempo todo com pessoas comuns que somos?
A verdade é que, em nome de um escudo que chamam supostamente de liberdade de imprensa, grupos políticos e econômicos poderosos, detentores dos principais meios de comunicação no nosso país, têm o direito de fazer e dizer o que querem sem controle absolutamente nenhum. Omitem, mentem, manipulam e tudo fica por isto mesmo. Nem é preciso ir muito longe em nossa história para comprovar isto. Basta ler os jornais diariamente e constatar isto. Criminalização da pobreza, ataque aos movimentos sociais, aos direitos humanos e por aí segue.
E parece que parte importante do setor que se coloca como esquerda hoje esqueceu de todo papel nefasto que esta grande mídia exerceu e exerce no nosso país. Prefere os afagos a ter que fazer um enfrentamento real.
Por isso, mesmo não concordando completamente com ato de tomar o gravador realizado pelo senador, fica os parabéns pela coragem de enfrentar esta imprensa irresponsável e sem compromisso com o povo brasileiro. E que ouse, junte a outros setores, a fortalecer estes enfrentamentos. Com certeza contribuirá com o debate na sociedade.
Quanto ao Requião em si, sempre polêmico e com suas muitas contradições. Mas acredito que hoje cumpre um papel importante com seu ideal nacional-desenvolvimentista. Não tenho dúvidas que na conjuntura atual do Congresso Federal, é um avanço importante. Estou na torcida para que paute outros temas de grande importância para o povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This