A grande mídia é muito poderosa. Não é novidade. E quando se trata de assuntos distantes de nossa realidade, pelo menos geograficamente, a capacidade de confundir e manipular torna-se muito maior.

Grande exemplo são os processos políticos pelos quais muitos países do Oriente Médio e da África tem passado e o que nos chega como verdade, pela Globo, Folha de São Paulo, Estadão, etc.
A Líbia está no foco. E algumas perguntas precisam ser respondidas: Qual o motivo para a Líbia ser atacada tão violentamente pelas forças da OTAN? Por que outros ditadores, como o Mubarak, mereceram tratamento tão cordial por parte dos EUA? A OTAN está fazendo tudo isto porque solidarizou-se com o povo líbio?

Parece redundante, mas a verdade é que não dá para confiar nem um pouco no que nos chega. E dá para trazer o próprio exemplo Líbio. Por exemplo, eu já tinha escutado algo bem superficial sobre a Líbia possuir o maior IDH da região. Mas quase não se fala. Até buscando na internet encontra-se dificuldade.

Mas eis que hoje encontro um excelente texto que traz um pouco mais sobre a realidade do povo líbio. E com referências. Acesso à saúde e educação de forma gratuita e universal é um dos pontos. Água farta e gratuita é outro.
O texto pode ser lido no Blog do Bourdoukan. É um texto longo, mas de leitura fundamental para nos ajudar a compreender o que se passa naquela região.
Atualização
Depois que publico o texto é que identifiquei, na internet, um outro artigo sobre a questão Líbia e que leva o mesmo nome desta postagem. Este é curto, mas traz importantes informações também: Para acesso, clique aqui

E, por fim, recomendo o twitter da Al Jazeera Brasil com informações mais constantes sobre o que tem acontecido por aquelas bandas do mundo.

Atualização 2:
Muito bom artigo de Felipe Corneau, do blog Riscafolha, sobre o assunto. Leia Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This