Dilma na Folha de São Paulo. Cadê os blogs progressistas?

No dia seguinte ao 1º turno das eleições presidenciais, quando anunciei aqui o apoio e a campanha a favor da candidata Dilma frente ao candidato Serra já deixei claro não ter praticamente nenhuma expectativa com relação a este novo governo petista.
Na realidade, tinha sim. Eram dois os pontos, que julguei factíveis, diante de todo jogo sujo presenciado durante a campanha eleitoral. E um deles se referia exatamente a fazer um enfrentamento à grande mídia que presta, na realidade, um grande desserviço à nossa população.
Mas o que temos visto é uma caminhada que vai exatamente no sentido contrário. A despeito de ter escolhido um Ministro das Comunicações que supera, em muito, o anterior, as ações e declarações de Dilma só reforçam uma linha de subserviência aos grandes meios.
A gota d’água foi esta participação da presidenta na festa de aniversário da Folha de São Paulo. Ora essa, não estamos falando de qualquer grande jornal. Estamos falando da Folha de São Paulo que, entre outras coisas graves,  foi uma das grandes defensoras da ditadura no Brasil.  Inclusive, foi esta Folha que no início da campanha eleitoral em 2010 publicou uma ficha falsa da então candidata Dilma com a clara intenção de denegrir sua imagem estigmatizando-a como terrorista e assassina.
Ao que consta, chegou até a repetir a frase já pronunciada na sua posse, de preferir “o som das críticas de uma imprensa livre ao silêncio das ditaduras”. Colocar as coisas desta maneira não contribui em nada com a nossa luta por uma comunicação democratizada. Só reforça o debate do grande capital na mídia que afirma que qualquer medida contrária aos interesses dos grandes meios é sinônimo de autoritarismo.
Acho que Dilma cai novamente no erro de achar que pode dobrar alguns destes jornalões. Não conseguirá. E parece que não aprendeu nada nas eleições.
E aí entra uma outra preocupação: que papel desempenhará grande parte dos blogs brasileiros que se convencionaram a chamar-se de “Blogs Progressistas”.
Acompanho parte deles pelos próprios blogs e pelo twitter e pude constatar o que muitos deles já explicitaram: terão como papel neste 4 anos fazer uma defesa do governo Dilma e ponto final. É uma postura que não contribui em nada com aumento da consciência de classe. São estes blogueiros e blogueiras que estão tentando justificar a ida de Dilma à festinha da Folha de todas as maneiras. Mesmo que pareçam justificativas ridículas.

É preciso fortalecer um campo na mídia dita alternativa no Brasil que aja com mais consciência crítica. Que não se paute apenas em ser situação ou oposição com relação ao governo. Mas que seja radical no aprofundamento das questões que sejam importantes ao povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This