Carnaval de Olinda e Recife

Nas últimas semanas pouco escrevi para o blog, como ja expliquei em postagem passada. Mas talvez seja a época do ano em que o blog receba mais visitas. E o motivo é claro: postagens que já fiz sobre Frevo e sobre o nosso carnaval. Isso é claro ao analisar as estatísticas.
Mas enfim… este ano não tinha feito nenhuma postagem ainda sobre carnaval. Farei agora. Pequenas análises.
De uma maneira em geral é preciso ficar claro que o nosso carnaval tem ficado melhor ano a ano.
O incentivo a descentralização em Recife, depois seguido por Olinda e Governo do Estado, é uma das políticas responsáveis pela retomada do nosso carnaval. A semana “pré”, bancada pelo Governo Estadual em Olinda, é uma excelente iniciativa.
Houve claramente uma profissionalização na forma de encarar o nosso carnaval. Acho que na questão da segurança houve um bom avanço. Pude percorrer todo o Galo da Madrugada e não observei uma briga sequer. Nem nos outros dias. Sinto que a divulgação também tem aumentado. O que tem resultado em um bom aumento na galera que vem de fora. Tanto para hoteis e pousadas, quanto para a casa de conhecidos, como é bem comum.
De negativo, ainda pesa a falta de banheiros. E na falta destes, muitas ruas ficam com cheiro de urina o tempo todo. É horrível. Além de ser um transtorno, em especial para as mulheres.
Outro ponto em que precisamos avançar, apesar de enorme melhora nos últimos anos, é na inovação de nossa música. E não que não se faça mais músicas de qualidade. Mas não há divulgação, nem nenhum trabalho nesse sentido. E vou mais além. Até das músicas antigas, ainda ficamos nos prendendo nas mesmas. Garanto que há muita música boa, antiga, mas que são ainda quase que desconhecidas. As orquestras e bandas com pequenas pesquisas podem levantar muita coisa boa.
Destaco a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério com o Maestro Forró. Tem apostado muito na inovação e fazem um show muito bonito de se ver e de se dançar. Mas a própria Orquestra do Spok, que tanto admiro, quase que nada inovou em 1 ano. Até as músicas de Chico Science que cantam são as mesmas (o que não é uma exclusividade).
Ahh. Senti um maior espaço para o frevo de bloco este ano. Inclusive na imprensa nacional. Contou para isso a homenagem da prefeitura a Getúlio Cavalcanti. Muito bom isso.
No mais, o nosso carnaval tá muito bom de se brincar. A propaganda com Marcelo Adnet, e participaçao do meu primo Jarbinhas, matou em cheio: Não dá pra curtir todo o carnaval em 4 dias. É muito carnaval pra pouco tempo!
Ficou para trás a época de comparar o carnaval da Bahia com o de Pernambuco. Não existe mais isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This