Isso eu não concordo

E já que na última postagem falei em perdão. Tem algo que até entendo. Chego a perdoar, por tratarem-se de amigos e amigas em sua maioria, mas não concordo de jeito nenhum.

É o tal do voto útil em candidaturas do PT. Já há alguns anos que a é a mesma. São aquelas e aqueles camaradas que passam 3 anos criticando o governo, criticando o Lula, criticando o PT, mas em ano eleitoral parece que não existem mais problemas.

E nem é preciso muita conversa pra se chegar no seguinte diálogo:
– Mas tu vai votar em Dilma mesmo? (ou qualquer outra candidatura em outros níveis)
– Não queria votar em Dilma, sabe, Ari… além de ter muitas críticas. Mas entre ela e o Serra, eu prefiro ela.

Das duas, uma:
1 – Ou essa pessoa ta muito feliz com nosso sistema de representação e acha que as coisas devem caminhar do jeito que estão mesmo.
2 – Ou essa pessoa não está feliz com nosso sistema de representação e nossa falsa democracia.

No caso da segunda alternativa é que o bicho pega. Por que só visualizo dois caminhos:
Ajudar a construir uma outra alternativa dentro dos moldes da democracia burguesa ou questionar seriamente nosso sistema eleitoral e passar a construir a luta dentro de uma outra perspectiva, que tire do foco a luta institucional. Pelo menos por ora.

Aí, de um tempo para cá, sempre pergunto: “Mas e ai? Vai fazer assim sempre?” Poucas vezes ouvi algo diferente de um: “não sei, ari…”

6 thoughts on “Isso eu não concordo”

  1. Ari, ja disse: brasil pra frente, marina presidente.

    O sistema eleitoral da gente 'e realmente uma piada. Tive la nas europa e tentei aprender como funciona la e a democracia la chegou a niveis muito mais interessantes do ponto de vista representativo que o nosso. Mesmo com todos os problemas que envolvem um governo burgues, a via para lutar por mudancas 'e muito melhor.

    exemplo: inglaterra. os caras sao monarquia e tem muita coisa trash (tipo uma camara dos lordes que 'e meramente representativa mas que gasta dinheiro publico) mesmo assim…o nivel de representacao chega ao distrito do bairro.

    falow.

    ps: teu super-chapa chavez ta fazendo alianca com Ahmadinejad….do ira….do ira do aitola khaomeni….da eleicao roubada…saca???

  2. Talvez, a princípio, este meu coentário pareça que estou defendendo o "voto útil"… QUERO DEIXAR CLARO QUE, DE FATO, NÃO ESTOU… Mas acho que este é o tipo de debate que necessita de maiores discussões… De maneira breve, apesar de acreditar no maior potencial de transformação das lutas pelas vias não-institucionais e da necessidade de criação de outros modelos de representações (nossas prioridades), ainda vivemos nos moldes da "democracia" burguesa e se abster do processo é no mínimo pouco estratégico…
    Mas bora aprofundar neste debate…

    Obs. seria interessante saber tb o q causou este post mais revoltado… ahaahhhaaa!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *