Infelizmente, escrevo esta resposta com muito atraso (quase 40 dias depois). Uma grande dose de trabalho mais algumas pitadas de desorganização não me permitiram tirar um tempo para atualizar o blog e, por tabela, responder mais uma vez aos comentários de Fred.

Alguns pontos perderam o “tempo” (para não dizer ‘time’) para o debate. Mas lanço algumas reflexões para não ficarem sem respostas algumas das besteiras (haha) que Fred escreveu.

Desta vez não transcrevo as suas colocações. Vou por tópicos. E, se houver resposta, coloco como postagem. Inclusive de alguns outros amigos que colocaram as impressoes por email ou pessoalmente.

Para ler minha última postagem e os comentários de Fred, Clique aqui

Mas vamos lá:

Carla Bruni:


Ainda bem que superamos este ponto. Resta-nos tempo para admirar a sua beleza..haha

Caso Battisti:


Certo, Fred. Acho que não chegaremos a canto nenhum neste debate. Poderia ficar aqui colocando alguns dos elementos do direito que, como leigo, li naquele momento. Até publico algo se os amigos Rodolfo ou Beto indicarem. Mas você, como já disse antes, fincado numa postura de suposta neutralidade e imparcialidade, não leva em consideração a questão política.

Para mim não tem essa de olhar com os mesmos olhos para os crimes de um sanguinário ditador paraguaio e para os supostos crimes cometidos por um combatente comunista. Você chega ao ponto de incluir nas comparações os alegóricos Osama e Saddam Hussein. (O.o)

O que a Itália coloca é que foram crimes comuns e isso de fato não foram.
Mas realmente acho que pouco avançaremos (ou avançaríamos) neste debate.

Democracia:


Muito infeliz sua declaração onde afirma que “minha democracia depende da figura A, B ou C” e que a “construção de uma soberania popular depende da figura A, B ou C” e, para piorar de vez, associa às minhas leituras de Lenin.

Não sei o que o camarada desconhece mais: se são as minhas posições ou se é a obra de Lenin.
Já coloquei na outra postagem e repito: Não vejo como ideal que um PROCESSO POLÍTICO dependa de Hugo Chavez ou qualquer outra pessoa. Mas, infelizmente, ainda não foi possível construir algo diferente na Venezuela. A política na América Latina, e naquele país não poderia ser diferente, ainda sofre com o atraso mantido por muitas décadas de uma aliança nefasta entre latinfundiários e a burguesia.

E ai, fechamos completamente ao afirmar que a luta política deve passar longe dos personalismos. Mas é uma construção. Daí a importância de uma boa política de formação de quadros.

Criticar Chavez pela questão dos aeroportos ou engolir a conversa que ele destruiu “o aparato de mídia” é, no mínimo, dar muito ouvido a Mírian Leitão e Alexandre Garcia.

Chavez tem fortalecido esta política nacionalista com outras intervenções, como expropriações de grandes terras ociosas e ocupação de fábricas produtoras de arroz acusadas de estocar o produto a fim de promover uma alta nos preços.

Junto a isso, outros setores já passaram e mais outros passarão por uma processo de estatização. E aí, nesse ponto, talvez tenhamos alguma discordância central. Não sei para você, mas para mim, esta etapa é fundamental em qualquer embate ao imperialismo que por aqui reina.

Mas estas coisas a grande mídia não passa, Fredão.

Bem, acho que é isso. Grande abraço!

Um comentário

  1. Carla Bruni = gata…como pode ela ficar com aquele mané ? isso sim valeria fazer um seminário

    battisti = pífio. Os crimes foram politicos, nunca neguei isso. Mas não cabe a nossa sociedade julga-los..e sim ao povo italiano..ele já o fez..já o condenou e THAT´S IT.

    Ou você respeita as decisões de um povo, ou tudo está perdido….mas eu nao vou me alongar nesses debates…prefiro rir com vocÊ da nova musica do pcdob.

    Chavez = pifio vezes 2. Se você realmente acredita na faceta bela, bonita e não personalista do chavez..que isso é construção..que isso passa…então eu continuo preferindo rir com você da nova música do pcdob.

    PCDOBPCDOBPCDOBPCDOB hahuuhahuauhhua onde tem socialismo, tem aliança com o DEM e com o PT e com o PL e com o PRONA..tem PCDOB huauhahuhuauhauhhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This