A Verdadeira Maionese e a Mentira

Ao contrário do que às vezes se pensa, as gorduras são elementos importantes e essenciais em nossa alimentação. Não vou entrar agora naquela falação de HDL, LDL, e o que é gordura ‘boa’ ou gordura ‘ruim’. Mas gostaria de partir deste pressuposto para uma breve análise de uma propaganda que vi pela primeira vez esta semana.


Trata-se de uma propaganda da maionese Hellmann’s em que há uma supervalorização das supostas parcas calorias presentes em uma colher de tal produto.

É muita cara de pau!

Se a pessoa se descuidar, ao fim dos 30 segundos do ‘reclame’, terá certeza que será muito mais saudável uma boa maionese, a uma fruta qualquer, por exemplo.

Repito: é muita cara de pau, além de um grande absurdo. A propaganda vende a imagem que o mito a ser desbancado estaria no fato de ser “uma bomba calórica”. A propaganda no sítio deste famigerado produto apela ao ponto de passar a imagem de ser um alimento mais saudável que uma maçã, ao dizer que uma colher de sopa de maionese tem menos calorias que tal fruta.

Teria a maça também 1/3 de sua composição de gordura? (fizeram a danada da reforma ortográfica e não inventaram ainda o ponto de ironia… é uma pena)
Tenho feito estas reflexões, talvez por acompanhar o ambulatório de obesidade no meu rodízio atual de Cirurgia Geral. E na última quarta-feira, deparei-me atendendo um rapaz de 23 anos, 1,59m e 146kg que me fez a seguinte pergunta, ao discutirmos a importância de uma modificação em sua dieta, independente da realização da redução do estômago : “Doutor (SIC), o senhor gosta ou não gosta de um bom hamburguer com catchup e maionese?”
Agora, imagina este rapaz municiado com esta informação advinda deste importante meio de (de)formação de nossa sociedade?

Infelizmente a mídia burguesa tem o poder que tem em nosso país e faz o que bem quer. Se nem para medicamentos há uma boa regulação, imagina regularmos propaganda de alimentos?

Esse pessoal “d’A Verdadeira Maionese” são, na real, uns grandes mentirosos!

Ahh. E quanto ao diálogo com o candidato a gastroplastia, o que me ajudou foi ter diminuido meu consumo em mais de 90% do gorduroso produto. Mesmo assim, esse embate com a mídia é lasca…

2 comentários

  1. Essa propaganda deveria ser enfrentada por algum órgão de classe. Coloca comparações com doses de alimentos muito maiores do que a colher de maionese. Já ouvisse falar da operação que Luiz Gonzaga está fazendo para reduzir a absorção de nutrientes? É uma alternativa à gastroplastia.

    Dado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This