Nossa Caixa e BB: jogada de mestre do Serra

Enfim, foi anunciada, hoje à tarde, a compra da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil por um valor de R$ 5,4 bilhões. Tal valor deverá ser pago em 18 parcelas.

PT e PSDB foram os grande vitoriosos desta transação (PSDB e PT ficam satisfeitos com aquisição do BB – JB Online). Mas jogada de mestre mesmo foi a do governador de São Paulo, o José Serra.

O bicho, doido para ser eleito presidente da República em 2010, tava sonhando com os bilhões em caixa. Mas todo mundo sabe que um dos debates que ajudou a enterrar Alckmin no 2º turno da eleição passada foi a danada das privatizações. Então, eis que deve ter tido uma luz: “EURECA! Vender para um banco público!”

O governo Lula, por sua vez, achou a oportunidade que queria para fazer crescer um pouco o Banco do Brasil. Estaria o Inácio da Silva e o PT “dando uma guinada no navio”(como diria o saudoso José Dirceu) para um governo ao menos nacionalista?Ahh..se eu tivesse um ponto de ironia como existem os pontos de exclamação e de interrogação…
Bem… deixa eu voltar… Eu creio que não. E quem diz isso é o próprio ministro da Fazenda: “… se houver necessidade (de fazer novas aquisições), será para ajudar o setor privado, algum banco.” Fonte: O Globo
Além de que mantém, sem pudor, leilões de blocos exploratórios de Petróleo.

A grande imprensa parece que ficou perdida.
Enquanto vi ‘especialistas’ criticando a negociação ao afirmar que em leilão o valor obtido poderia ser bem maior, outros acham que o BB pagou demais. É o que diz o Portal EXAME, da Abril, com a seguinte notícia: Por que o BB pagou caro pela Nossa Caixa?
No fundo, dá pra sentir aquela pontinha de ciúme. Os Bancos privados na certa não abrirão o bico, afinal sabem que, com estes governos, os beneficios são muito maiores que eventuais reveses.

Pois bem. E só para não deixar de tocar no assunto. Muito anima a articulação que tem surgido nacionalmente, entre setores da esquerda, que objetiva a defesa de nosso petróleo. Em breve tocarei mais neste assunto. Mas deixo um link interessante que trata desta articulação, que quer logo de cara barrar a “10ª Rodada de Licitações de Petróleo e Gás” promovida pelo Governo Lula: Movimentos se unem para impedir leilão do petróleo. Fonte: Brasil de Fato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This