Foto do Exército Brasileiro em treinamento no Rio São Francisco
A CODEVASF, órgão submetido ao Ministério da Integração Nacional, anunciou há algumas semanas um contrato com o exército estadunidense para estudos de navegabilidade para o Rio São Francisco. Os norte-americanos lucrarão R$ 7,8 milhões para um trabalho previsto de 3 anos.
O coordenador será o brigadeiro Douglas Fraser, Comandante do Comando Sul do Exército dos Estados Unidos e, por consequência, Comandante de quaisquer operações militares em nossa região. É mole?!
Coisa mais estranha, não? Talvez seja pura ignorância minha, mas esta história toda não faz o mínimo sentido. 

E aí me faço duas perguntas:

1 – Será que não há técnicos em NENHUM canto do país que possam contribuir para um bom projeto nas águas do Rio São Francisco?! Esta quantia não me parece pouca…
2- Por que LOGO os Estado Unidos?? E aí não é simplesmente lance ideológico meu, mas este pessoal da CODEVASF não estudou história não? Não lê notícias não? Não têm noção de tudo que os EUA fazem afora, vide o que está acontecendo no Paraguai, na Líbia, na Síria, etc etc etc…
Exército dos Estados Unidos em base militar na Colômbia
Nós, principalmente os que se reivindicam da esquerda brasileira, não podemos perder de vista que o Imperialismo é um inimigo claro e que precisamos estar sempre atentos. Até nestes supostos acordos técnicos de cooperação. As formas de dominação hoje estão avançadas e disfarçadas nas mais variadas formas.
Se alguém acha que nos dias de hoje não podem acontecer mais ocupações militares “como antigamente”, basta abrir as páginas dos jornais.
Para mais informações, cliquem neste link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This