Dilma Rousseff
Não ao atraso. Xô Tucanos!
Se não deixei claro antes, reforço agora: meu voto no 2º turno é na Dilma! É como li em algum lugar: Dilma está longe de ser a presidente dos meus sonhos, mas Serra, com certeza, está nos meus piores pesadelos.

Mas a motivação para esta postagem vem do seguinte ponto: vejo muitos petistas entusiasmados em formar verdadeiras frentes virtuais anti-boatarias, como as que infestaram a última semana de campanha e tiraram milhões de votos da candidata petista.

E quem não tiver esta análise, peço que pense com carinho ou me sugira um outro motivo. Mas não vejo como ser diferente. Por muito tempo o PSDB-DEM-Imprensa burguesa apostaram na tática de bater na Dilma pela questão da Erenice e bla-bla-bla. Nesta fase não conseguiram tirar um voto sequer da Roussef. Mas bastou atentarem para a necessidade de apelar para temas como aborto, homossexualismo para a campanha de Serra ganhar uma cara.

Pois a reflexão que trago, enfim, é a seguinte: não foram os boatos na internet que tiraram votos da Dilma não. Sou um entusiasta das possibilidades infinitas que internet traz, mas o alcance ainda é limitado. O que tirou mesmo votos da Dilma, acredito eu, foram os ataques orquestrados de parte das igrejas evangelicas e do setor mais conservador da igreja católica. Ouvi este relato de camaradas em outras cidades e presenciei isso muito fortemente aqui em Petrolina.  



Pelo que senti, inclusive, o estrago só não foi maior porque a Igreja Universival sempre esteve fechada com a candidata governista e serviu como campo de resistência neste espaço de disputa. As rádios religiosas foram instrumentos importantes.

Os setores progressistas da Igreja Católica e de outras Igrejas precisam agir fortemente nesta questão. Há de se ter cuidado de não levar o discurso da candidata ainda mais para a direita. Mas não dá pra deixar os boatos progredirem ainda mais. Chega de preconceito e de atraso.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This