O Petróleo tem que ser nosso

Acho que ninguém vai de encontro ao fato de que a descoberta do “pré-sal” é um componente importante em qualquer debate em torno do futuro de nossa nação e de nosso povo.
Nem vou aqui discorrer muito sobre este tema, pois a motivação da postagem é exatamente uma série elaborada pela Rádio Agência NP. Mas quero fazer algumas pontuações:

Para quem eventualmente esteja por fora, um dado interessante só para se ter uma noção do que representa o pré-sal para o Brasil: Estima-se que o país tenha hoje cerca de 18 bi de barris em reservas já conhecidas. A expectativa para o pré-sal gira em torno de 50 bi de barris (com possibilidade de ser mais, inclusive). Tais reservas já representam 36bi de barris (ou seja, multiplicamos por 3 nosso total). De tal forma, já possuimos a 8ª maior reserva do mundo.

Como um diz um texto que li, o povo brasileiro está numa encruzilhada: construir um projeto político de soberania nacional e popular ou continuarmos sendo fornecedores de riquezas naturais ao capital internacional?

Algo interessante também é a forma como Lula tem se postado. Acredito que essa história toda é a cereja no bolo que faltava para ele posar de fato como o novo Getúlio.
Independente da postura do presidente, acredito que ele tenha que ser claro num ponto básico: como a renda gerada como todo este processo se tornará riqueza do nosso povo? Quais mecanismo serão usados para evitar que tal riqueza escorra pelos ralos para o porão das empresas privadas?

Acho que vários outros pontos geram um bom debate nesta questão, o que deixo para a série da Radio Agência NP. Mas há um último ponto que não quero deixar de tocar: o meio-ambiente.
Tenho muito cuidado para não parecer estes desenvolvimentistas que se lixam para a questão ambiental. Hoje, mais do que nunca, considero tal questão importantíssima nas discussoes em torno de uma sociedade socialista. Mas não dá para negar que o nosso povo pode obter muitos ganhos com o bom uso do pré-sal. E, paralelamente, também deve haver um investimento pesado no sentido de minimização dos danos e na pesquisa de fontes renováveis de energia.
Deixo agora os links. Bom proveito!

Programa 1 – Petróleo no Brasil: memória de lutas populares
Programa 2 – Pré-sal, uma riqueza desconhecida em risco
Programa 3 – As reservas de petróleo e a luta por soberania nacional
Programa 4 – Fundo Social Soberano nas mãos do povo brasileiro
Programa 5 – Uma outra inserção do Brasil no contexto mundial
Programa 6 – O petróleo e as novas fontes renováveis
Programa 7 – Mobilização: um caminho para o povo brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This