Coco Sincopado

Estou longe de ter um pensamento tradicionalista. Mas sou um árduo defensor do resgate / fortalecimento de nossas raízes culturais. E isso nada tem a ver com ufanismos. É porque realmente tem muita coisa de qualidade que, se nao foi esquecido, tem sido pouco valorizado.
Um dos exemplos da música que devemos resgatar está em Jacinto Silva. Começou sua carreira em 1942, aos 8 anos, cantando em sua cidade natal, Palmeira dos Índios.
Sem pestanejar, podemos classificá-lo com um dos principais discípulos de Jackson do Pandeiro.
Acredito até que foi além ao criar um ritmo chamado de “Coco sincopado”

Sobre Jacinto Silva, Luiz Gonzaga falou: “Gosto muito de ouvir Jacinto cantar. Ele canta muito rápido, mas pronuncia as palavras de um jeito muito claro”
Zé da Flauta disse: “Jacinto Silva é um dos maiores cantores e compositores de forró que já vi na vida. Sua maneira de fazer letras arrojadas, lubrificadas e ritmadas, brincando com o canto e fazendo divisões, é a sua característica. Jacinto é inconfundível, é o gênio do forró, além de uma pessoa simples e maravilhosa como sua música. Um forró com Jacinto Silva faz qualquer salão pegar fogo e só não dança quem não quer”.

A música de Jacinto Silva foi inspiradora de muitos músicos. A banda Cascabulho é um grande exemplo e, em especial, o músico Silvério Pessoa. O grande Silvério inclusive tem um cd gravado em homenagem a Jacinto Silva. Gravado em 2000, o CD “Bate o mancá – o povo dos canaviais” traz, inclusive, várias inserções originais gravadas por Jacinto Silva.

Ressalto a homenagem feita ainda em vida a este grande artista
Em 2001 veio a falecer em Caruaru, mas, felizmente, não sem antes vivenciar tão bela homenagem.

Disponibilizo abaixo a música “Coco do M”, composta por Zé do Brejo e Jacinto Silva.
A primeira é uma versão original, gravada em 1965 para o CD “Cantando”
A segunda, gravada por Silvério Pessoa em seu CD de homenagem a Jacinto já citado no texto acima.

Para Escutar é simples. É o mesmo esquema do Youtube. É só apertar o “play”. Para a música não ficar “parando” (enquanto carrega), aperte o “play” e em seguida dê uma “pausa”. Aguarde alguns momentos e solte o “play” novamente! Bom proveito!
Abaixo da “caixa” para escutar cada música, disponibilizo um link para quem deseje baixar a música no seu computador!


http://www.ijigg.com/download?songID=V2B7DB4PA0

http://www.ijigg.com/download?songID=V2B7DBGPD

Para conhecer mais, Clica Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This